Vida Planejada

15 dicas para organizar a mudança de casa

FONTE: A+ A-

28 fev 2019 0 Comentários

Toda mudança gera transtornos. E se ela não for planejada, vira um verdadeiro caos. Segundo a personal organizer Micaela Góes, do Santa Ajuda, “mantendo o foco e a organização, dá para minimizar a confusão”. Por isso, o ideal é iniciar os preparativos cerca de um mês antes da mudança. Mas por onde começar?

1. Planeje a mudança

Já pensou descobrir no dia da mudança que alguns de seus móveis ou eletrodomésticos não cabem no novo endereço? Por isso, tire com antecedência as medidas da cama, sofá, mesa, geladeira, máquina de lavar, fogão, dentre outros, e também dos cômodos da sua nova moradia . Assim, caso alguns itens não caibam, você tem tempo para vender e comprar outros.

2. Faça uma lista de empresas que precisam ser comunicadas sobre a mudança de endereço

Cerca de 15 dias antes, agende com as empresas de telefonia, tv a cabo e internet a transferência desses serviços.

Altere também o endereço das correspondências que você costuma receber em casa, como as de banco, cartões de crédito e assinaturas de revistas e jornais.

3. Defina quem vai fazer a mudança

Peça a indicação de amigos em relação às transportadoras e faça orçamentos. Existem algumas que só fazem o frete e outras que também embalam.

Caso você e sua família forem empacotar tudo, agora é o momentos de providenciar caixas, fita adesiva, plástico bolha, jornal e etiquetas.

4. Separe o que não será levado na mudança

É importante fazer aquela pergunta: eu realmente preciso disso? Afinal, esse é o momento de separar o que vai para o lixo ou será doado. Valem utensílios domésticos, brinquedos, roupas e sapatos.

5. Comece a encaixotar

Caso a transportadora não seja responsável por embalar toda a sua mudança, inicie pelos itens menos usados e coloque os mais pesados dentro da caixa primeiro. Não encha demais as caixas e etiquete tudo, especificando a que cômodo pertence e o que tem dentro. Por exemplo: Cozinha – Panelas. Ou ainda: Quarto de casal – Cobertores. Assim, na hora de descer a mudança no novo endereço, fica fácil já colocar cada caixa no seu respectivo ambiente.

6. Separe um kit sobrevivência

Uma semana antes da mudança, separe alguns utensílios de cozinha (talheres, panelas e pratos), de limpeza (detergente e desinfetante) e também de higiene pessoal (papel higiênico, sabonete, shampoos e escovas de dente). Assim, facilita aquele período logo após a mudança, em que a casa ainda tá sendo organizada.

7. Programe a compra e consumo de alimentos

O ideal é consumir todos os alimentos até o dia da mudança. Mas se não for possível, providencie bolsas ou caixas térmicas para armazenar e transportar os itens de geladeira.

8. Verifique os horários para realizar a mudança

Existem alguns condomínios que estabelecem horários para mudança. Por isso, não deixe de confirmar, para evitar transtornos e desgastes desnecessários.

9. Mudança, crianças e animais não combinam

Verifique com parentes e amigos quem pode ficar com as crianças e também com seus bichinhos de estimação no dia da mudança.

10. Termine de empacotar o que falta

Faltam apenas 3 dias para o tão esperado dia da mudança e agora é a hora de cada um da família separar algumas mudas de roupa, seus produtos de higiene pessoal, remédios de uso diário e carregador de celular.

Separe também os itens mais delicados e valiosos, para que você mesma os leve.

11. Instale cortinas e luminárias 2 dias antes da mudança

Verifique se é preciso comprar novas peças, ou se as que você já tem servem para colocar na casa nova.

12. Esvazie e desligue a geladeira

Esse procedimento deve ser feito na véspera da mudança. É importante também deixá-la com as portas abertas, para que fique bem seca e pronta para ser embalada no outro dia.

13. Desligue todos os aparelhos eletrônicos

É importante que eles estejam em temperatura ambiente no dia da mudança. E não se esqueça: tire uma foto dos fios conectados a cada aparelho para facilitar a montagem na casa nova.

14. Visita dos técnicos

A instalação de alguns serviços e equipamentos, como internet, fogão a gás e ar condicionado dependem de técnicos. Por isso, programe a visita deles para o dia seguinte da mudança.

15. Depois da mudança, o que montar primeiro?

Com os móveis no lugar, comece pelas camas e depois os guarda-roupas. Vale a pena conferir nossas dicas para deixar os armários bem arrumados. Finalizados os quartos, vá para a cozinha e, por fim, a sala. Lembre-se: esvazie cada caixa por completo, para desmontá-la e tirá-la do ambiente. Assim, sua casa vai ficando organizada mais rapidamente e como você sonhou!

Fonte: www.micaelagoes.com.br e www.guiademudancas.com.br

COMPARTILHAR:
Loading