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A melhor forma de congelar frutas, verduras e legumes

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19 jul 2019 0 Comentários

Ir até o sacolão, comprar muita verdura fresquinha, não ter tempo de cozinhar tudo e acabar perdendo na geladeira: quem nunca, né? Mas não preocupa. Se você ainda não conseguiu resolver esse problema, é agora que vamos te ajudar de uma vez por todas. 

Descobrindo a técnica certa, além de evitar o desperdício, você também consegue preservar os nutrientes das frutas, verduras e legumes. 

1. Separe os alimentos e higienize

O primeiro passo é selecionar os alimentos que ainda estão em um bom estado e que realmente valem a pena congelar. Higienize como de costume. 

2. Escolha a melhor embalagem

A melhor embalagem é à prova d’água, com o mínimo de ar possível. É aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado. Podem ser potes ou saquinhos. 

3. O segredo da coisa: técnica do BRANQUEAMENTO

A técnica do branqueamento é a melhor forma de congelar frutas, verduras e legumes. Ela consiste em interromper, por meio de choque térmico, o “envelhecimento” dos vegetais, fixando a textura, a cor e o sabor. O branqueamento impede que os alimentos que forem cozidos mais tarde escureçam e amoleçam demais. 

Coloque bastante água em uma panela sem tampa e deixe ferver até formar muitas bolhas. Adicione um condutor de calor. 

O condutor de calor ideal para cada vegetal, de acordo com a cor:

  • Verdes (brócolis, ervilhas, vagens, espinafre): sal
  • Amarelos e alaranjados (batata baroa ou mandioquinha, pimentão, abóbora, cenoura, milho): sal
  • Vermelhos e arroxeados (beterraba, tomate, pimentão, berinjela): vinagre ou limão
  • Brancos (couve-flor, batata): sal, vinagre ou limão

Deixe cozinhar por alguns minutos até que o vegetal fique al dente. Então, retire-o da água e coloque imediatamente em uma bacia com bastante gelo e água, para que ele passe pelo choque térmico. Depois é só colocar na embalagem que você escolheu. 

4. Hora de descongelar

Retire do congelador apenas os alimentos que serão utilizados no dia, já que devem ser consumido no máximo em até 24 horas. Faça esse descongelamento de forma lenta, de preferência dentro da geladeira para evitar que se contamine. E por fim, lembre-se que não pode recongelar o alimento que já foi 100% descongelado, hein? Isso compromete a qualidade.

Agora que você sabe a melhor forma de congelar frutas, verduras e legumes, sua saúde, seu bolso e geladeira, agradecem!

Fonte: minhavida.com.br



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