Descomplicando o dia a dia

Limpeza rápida da cozinha: passo a passo

FONTE: A+ A-

22 mar 2019 9 Comentários

Quem não quer fazer uma limpeza rápida da cozinha e ficar com mais tempo livre? Seja para se dedicar a outra tarefa em casa, descansar, estudar, brincar com as crianças ou quem sabe até ler um livro.

Afinal, a mulher brasileira gasta em média 18,1 horas com tarefas domésticas ou cuidando de crianças e idosos. Já os homens dispendem 10,5 horas para realizar os mesmos afazeres. Isso durante a semana, hein?

E olha que essa é a realidade da população que ainda possui alguma ocupação. Assim, os desempregados e as pessoas que cuidam exclusivamente da casa não fazem parte desse cenário.

Os dados foram extraídos do estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017 e divulgado em março do ano passado.

E a rotina é bem essa mesmo: não basta o cansaço de um dia todo de trabalho, do tempo gasto em locomoção, ainda é preciso dar conta da casa.

Por isso, é normal bater um certo desespero quando nos deparamos com a seguinte cena depois de realizar as refeições: a comida que sobrou para guardar, eletroportáteis fora de lugar, pratos, talheres e copos ainda em cima da mesa. O fogão daquele jeito, louças para lavar e chão para limpar.

Mas calma: com esse passo a passo você vai ver que é possível deixar a cozinha com aspecto agradável no dia a dia. Basta limpar de um jeito mais simples. Afinal, uma faxina de verdade leva muito tempo, o que não é o nosso caso.

1. Comece a limpeza rápida da cozinha pela organização

A primeira coisa a se fazer é tirar a bagunça da vista. Por isso, guarde tudo no lugar.

– Tire a louça e os talheres da mesa e acondicione o resto da comida na geladeira.

– Se a louça da refeição anterior ainda estiver no escorredor, é hora de desocupar o espaço para o que será lavado.

– A base do liquidificador, do processador ou de qualquer outro eletroportátil que você usou para preparar a comida, também deve voltar para o armário. Mas antes, claro, não esqueça de limpá-la com um pano úmido.

– Guarde também os ingredientes que acabaram não sendo totalmente usados, como o pacote de macarrão aberto ou a cebola cortada ao meio. A dica aqui é acondicionar tudo direitinho antes de guardar.

2. Lave a louça

Agora que você já desocupou uma boa parte da sua bancada, vamos para a tarefa mais demorada para garantir a limpeza da cozinha: lavar a louça.

– Mas antes de começar, a dica é tirar os restos de comida dos pratos.

– Depois, agrupe os itens. Copos todos juntos, pratos empilhados, talheres de um lado e panelas do outro.

– Pronto. Chegou a hora de colocar a mão na massa. E aqui vale a pena conferir nossas dicas para limpar as panelas com vinagre.

– Para finalizar, não se esqueça de passar o rodinho para tirar os restos de sabão e também de limpar a pia.

3. Recolha o lixo

Ninguém merece sentir aquele mau cheiro na cozinha. Confira se não há mais nada para jogar fora e tire o lixo de lá.

4. Limpe bancadas e eletrodomésticos

Pode comemorar, a limpeza rápida da cozinha está quase no fim. Isso porque mais da metade do seu trabalho está concluída.

– Para facilitar na hora de limpar o fogão, confira nossa dica imperdível de como o vinagre pode te ajudar. Isso porque a maior parte do seu tempo nessa etapa será gasta nele.

– Com um pano úmido, limpe as bancadas, a mesa, as portas dos armários, do micro-ondas e da geladeira.

É comum enquanto estamos cozinhando, abrir a geladeira e os armários, além de descongelar alimentos no micro-ondas. Aí, acabamos sujando tudo por fora.

Não que não mereçam uma atenção mais especial e também uma boa higienização por dentro. Sem dúvida merecem. Mas agora não é o momento. Afinal, estamos falando de uma limpeza rápida da cozinha, não de uma faxina.

5. Limpe o chão

Finalmente chegou o último passo. E agora cabe a você avaliar se só varrer adianta. Se não, opte por um pano molhado ou até considere lavar o chão, caso esteja muito sujo.

Pronto! Cozinha limpa.

Gostou do passo a passo? Conta pra gente!

Fonte: www.remedio-caseiro.com

COMPARTILHAR:
Loading