Descomplicando o dia a dia

Mofo no guarda-roupa: livre-se dele e aprenda a evitar

FONTE: A+ A-

15 fev 2019 0 Comentários

Os períodos chuvosos deixam os ambientes mais úmidos e, se forem mal arejados, está aí a combinação perfeita para a proliferação do mofo. E o guarda-roupa, sem dúvida, é um dos lugares propensos a isso.

E como evitar o mofo no guarda-roupa?

A dica é deixá-lo com as portas abertas por pelo menos 20 minutos por dia, para entrar ventilação. Outra forma de evitar a umidade é colocar, a cada 6 meses, um potinho com bicarbonato de sódio, gesso ou cal dentro do guarda-roupa. Vale também deixar um pedaço de giz em cada prateleira.

Mas e se o mofo já tomou conta do seu armário?

Então nada mais resta a não ser partir para a sua remoção. E como o mofo é uma das causas de diversas doenças respiratórias, vale colocar luvas e até máscara antes de iniciar a limpeza.

Após esvaziar o guarda-roupa, limpe com água e vinagre para evitar os fungos que geram o mofo e também deixam as roupas manchadas e com mal cheiro.

Mofo nas roupas: e agora?

Calma, é muito simples deixá-las limpinhas e prontas para o uso de novo. E você tem tudo em casa para fazer isso.

– Roupas brancas: a água sanitária é ideal, porque além de tirar a mancha de bolor, também impede que o fungo continue crescendo.

Você pode aplicá-la de duas formas: misturando 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e deixando a peça de molho por 30 minutos. Ou então diluir 100ml de água sanitária em 5 litros de água, respeitando o limite máximo de 15 minutos para a roupa ficar de molho.  

Depois é só enxaguar e lavar normalmente.

– Roupas coloridas: coloque um pouco de vinagre em um pano e esfregue a mancha até que ela saia. Também é possível deixar a roupa de molho por até 20 minutos, em um balde com água e vinagre.

Em seguida, basta enxaguar e lavar.

– Roupas delicadas: esquente um pouco de leite e aplique sobre a roupa. Espere clarear e coloque para lavar na máquina.

– Roupas com manchas difíceis de remover: faça uma mistura de 1 colher de chá de bicarbonato para cada litro de água quente e deixe a roupa de molho.

– Todos os tipos de roupa: coloque um pouco de suco de limão sobre a mancha de mofo e exponha a peça ao sol. Depois lave para retirar o suco.

E não se esqueça: com o armário e as peças livres de mofo, aproveite para fazer aquela arrumação. Por isso, as nossas dicas para deixar o guarda-roupa organizado estão imperdíveis! Não deixe de conferir!

Fonte: www.vivadecora.com.br e www.decorfacil.com

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou? Deixe o seu comentário!

Loading