Vida Planejada

Organização do guarda-roupa: por onde começar?

FONTE: A+ A-

14 dez 2018 0 Comentários

2018 já está ficando pra trás e que tal começar o ano novo com o guarda-roupa organizado? Afinal, nada melhor nessa época de renovação que ter uma visão completa do que se tem e do que se precisa (se é que precisa). Porque pode ser que peças que andavam sumidas em meio à desordem ou simplesmente esquecidas no fundo da gaveta, sejam suas grandes aliadas para compor os looks em 2019. Além disso, organizar as roupas ajuda até a economizar, evitando as famosas compras por impulso.

Mas por onde começar? Deixando a preguiça de lado e tirando tudo (tudo mesmo!) do armário. Nada de “arrumar” por partes. Sabendo a quantidade de cada peça, fica bem mais fácil organizar.

E é nessa hora que é preciso trabalhar o desapego, já separando as que não vão voltar para o guarda-roupa e aquelas que, com pequenos ajustes (barra por fazer, faltando botão), ainda têm seu lugar garantido. Seja bem criteriosa. Lembre-se: roupas com mais de um ano sem uso, certamente estão apenas ocupando espaço e devem ser doadas.

Agora é o momento de categorizar, separando roupas íntimas, pijamas, calças, vestidos curtos, vestidos longos, camisas, camisetas, roupas de praia, casacos, sapatos, bolsas e acessórios. Visualizando a quantidade exata de cada tipo de peça, facilita a escolha do melhor local para acomodá-las.

Normalmente, as gavetas são usadas para roupas íntimas, pijamas e camisetas. E por falar em camisetas, essa é uma boa dica: faça a dobra tradicional, depois dobre ao meio e organize na gaveta como se fosse uma escadinha, uma atrás da outra. Já as roupas mais pesadas devem tomar conta das prateleiras. Pendure em cabides mais finos (assim você ganha espaço) camisas por ordem de cor, das brancas para as mais escuras e calças jeans, separadas das sociais.

Os sapatos também devem ser organizados por cor e colocados um na frente do outro, ao invés de lado a lado. Assim, é bem mais prático para visualizar o maior número de pares.

E pra finalizar, invista em organizadores. As colmeias são ideais para as calcinhas, as caixas transparentes comportam itens menos usados como lenços e biquínis, sem falar nos sacos de TNT, perfeitos para guardar os sapatos que são poucos usados ou os de festa.

Viu só? Não é tão difícil assim organizar o armário. Sem dúvida, o desafio maior é continuar com ele arrumado depois. Mas pense na facilidade de encontrar o que precisa de maneira mais rápida. Com certeza, você vai perceber que é muito mais vantajoso manter tudo no seu devido lugar!

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

COMPARTILHAR:
Loading