Vida Planejada

Passo a passo fácil para organizar a geladeira

FONTE: A+ A-

10 jul 2019 0 Comentários

Você pode até estar pensando: por que ter uma geladeira organizada? É tão importante assim? Pois acredite, é mesmo! Ter tudo no seu devido lugar não só ajuda na conservação dos alimentos, como evita desperdícios e contaminações. Ou seja: também é uma questão de economia e de saúde.

E o melhor de tudo, é que é bem simples organizar a geladeira da maneira correta. Bora começar?

1. Tire tudo de dentro a geladeira

Sempre o primeiro princípio básico de toda organização é esvaziar o que será arrumado. Assim, é possível conferir as validades dos alimentos e descartar aqueles que estão perdidos ou estragados.

2. Limpe a geladeira

Com ela vazia, fica fácil colocar aquela limpeza em dia. Sim, é normal, tem coisas que deixamos para depois mesmo. Mas a hora é agora.

Então, pegue uma esponja e use sabão ou detergente neutro para lavar as prateleiras, gavetas e outras peças destacáveis.

No interior, passe uma esponja umedecida com água morna e detergente neutro. Depois, tire todo o sabão com um pano úmido e finalize com um pano seco e limpo.

Só para reforçar, antes de iniciar a limpeza, desligue a geladeira da tomada.

3. Organize por partes

Porta, prateleiras, gavetas, cada uma dessas partes da geladeira é ideal para receber determinados tipos de alimentos.

3.1 Porta

Não, não é aqui que ficam os ovos. Afinal de contas, essa é a parte que mais sofre variação de temperatura, devido ao abre e fecha. Por isso, deve acondicionar elementos resistentes a isso. E quais são eles? Vamos lá: maionese, ketchup, temperos para saladas, azeitonas, conservas e vinagre.

Sabe as latas de milho e de ervilhas abertas? Elas nunca devem ir para geladeira. Passe esses alimentos para potes fechados. Assim, você evita contaminação.

Para completar, coloque também as bebidas, como refrigerantes, sucos industrializados e água.

3.2 Gaveta embaixo do congelador

Aqui ficam carnes e peixes que serão preparados em breve, além de frios, embutidos e temperos verdes, como salsinha e cebolinha. Caso a sua geladeira não possua essa gaveta, coloque esses alimentos na prateleira mais próxima do congelador.

3.3 Primeira prateleira

Aqui ficam os ovos (agora sim!), requeijão, manteiga, margarina, queijos, iogurte e leite.

3.4 Prateleiras do meio

Ponha os alimentos prontos, como bolos e também os restos de comida. Aliás, vale ressaltar que panelas e geladeira não combinam. Passe o arroz, o feijão e o que mais sobrou da refeição para potes plásticos bem fechados.

3.5 Tampo da gaveta

Aqui ficam as frutas maduras e também as que estão cortadas.

3.6 Gaveta

Esse é o lugar dos alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas, como legumes e verduras.

Viu só? Não tem segredo! Além de facilitar na hora de guardar e achar os alimentos, a organização faz até com que sobre espaço dentro de geladeira. Experimente e conte aqui pra gente.

Fonte: decorfacil.com.br

COMPARTILHAR:
Loading